Ações contra planos de saúde registram maior número da história
Há mais causas envolvendo planos de saúde do que relacionadas ao SUS
Há mais causas envolvendo planos de saúde do que relacionadas ao SUS
Um relatório do Observatório da Judicialização da Saúde Suplementar do Departamento de Medicina Preventiva da USP, coordenado pelo professor Mário Scheffer, indica que o número de ações judiciais envolvendo planos de saúde disparou no Estado de São Paulo neste ano. Foram 17.114 de janeiro a julho. Este é o maior volume já registrado na história, segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
Em 2011, um levantamento do Observatório apontou que 3.895 ações foram julgadas.
A pesquisa da USP indica ainda que há mais causas envolvendo planos de saúde do que relacionadas ao SUS, embora o sistema público atenda maior número de cidadãos. O principal motivo que gerou ações foi a exclusão de coberturas ou negativas de atendimentos (47,67% das decisões).
No entanto, a crise econômica e o desemprego fizeram com que, desde 2014, a quantidade de usuários de planos diminuísse em todo o país. Em março de 2017, 17.539.718 pessoas tinham planos no Estado. Em março de 2011, o número era maior: 17.544.330.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta sexta
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta sexta (26)
Vagas para Auxiliar de Serviços Gerais e Assistente Administrativo
ENEM 2025: Simões Filho fica fora do Top 20 da Bahia, mas investimentos da gestão Del So...